Existe hoje no mercado diversas velocidades de transmissão de dados, há placas em servidores (Ethernet) de 10 Gigabytes ou mais, assim também são os Switch, roteadores, e o tipo de fio, Cat5, Cat5e, Cat6, e Cat6a.
Depende do projeto, uma vez que não vale a pena por custos, uma rede que vai transmitir no máximo 1000 , utilizar um fio que transmite 10.000 e custa 10 vezes mais.
Ao desenvolver um escopo perfeito, há necessidade de analisar necessidades, capacidade dos equipamentos, e qual distância os fios iram percorrer, lembrando que no máximo há suporte para 100 metros de distância, e dependendo da velocidade, cai este valor, ou mudamos o tipoi a ser usado.
O Cat5 tem suporte para 100 Megabits, ele tem bom alcance 100 metros, porém há estudos de perda de latência, Cat5e ele foi a evolução, dando suporte a redes Gigabit, a cerca de 100 metros, sabemos que não é tão eficiente assim a esta distância. Cat6 deu início a redes 10 Gigabits, em até 50 metros (impossível 10 Gigas em 100 metros), assim devido a este problema, desenvolveu o Cat6a, onde ele vem com blindagem diferente, e é muito mais caro, este dá suporte a redes 10 Gigabits, por 100 metros de distância.
Assim, concluímos que cada projeto, necessita de determinadas informações para seguir adiante. Consulte-nos, podemos lhe ajudar.
Atenciosamente
Bruno Silva
contato@eletridom.com.br

No responses yet